terça-feira, 23 de junho de 2020

Interrupção da série para mostrar um projeto especial


Ainda tenho 3 posts da série do Workshop de Ajour, com peças lindas, mas hoje eu vou fazer uma pausa por um motivo muito justo:
Terminei esse lindo projeto, com uma técnica que há muito tempo eu busco aprendê-la, a qual em Português, chamamos Vira d’Agulha. Já fiz alguns cursos para aprendê-la e testei diferentes formas de executá-la. O primeiro contato que tive foi em uma peça que também contém bordado livre e diga-se de passagem, que encanto combinar técnicas diferentes. O resultado final ficou lindo e eu amei! A professora que me ensinou foi a Lilian Schnepper da Bordado que Amo e aqui está a foto da peça pronta.





Naquele momento, a técnica foi executada usando molde em papel termocolante e ainda havia muita oportunidade de melhoria na minha execução!

Também fiz um curso em uma loja que já fechou, usando entretela bem fina, sem cola, somente para guiar a costura e dobrar o tecido a ser aplicado. Não finalizei a peça começada, quando fizer, volto aqui mostrar. Mas concluí que não me adaptei a esse método.
Em outro momento, fiz apenas uma aula com a querida Profe Ninon Pismel, da Labores (lugar que eu amo de paixão e insisto dizer que é onde sou acolhida com muito amor cada vez que vou lá). Nessa experiência, eu usei uma entretela com cola, que funcionou bem e a peça está na fila de espera para ser finalizada...

Quando conheci o trabalho de Applique (mesma Vira d’Agulha) de algumas pessoas da Espanha, fiquei encantada em perceber o quanto essa técnica é utilizada por lá! Muitas usam um kit de ferramentas da marca Appliquick™ e eu fiquei empolgada com o resultado, o que me induziu a adquirir um kit dessas maravilhas: manta, cola, tesoura e hastes. O resultado foi bom, mas confesso que usar cola, não é uma das minhas aptidões, faço muita bagunça e acabo sujando a peça....
Em paralelo, eu acompanhava a execução de peças nesta técnica, pelas orientais e foi aí que encontrei meu jeito! O resultado está fora do julgamento, porque sei que há muito espaço para melhorar, mas foi assim que eu senti mais conforto e segurança. Transfiro o desenho no tecido de base e no tecido a ser aplicado e vou dobrando as peças conforme vou costurnado, usando o risco do desenho como guia.
Até que um belo dia eu cheguei no Instragram da Meri_yanti (Da Mira) e fiquei muito encantada, em particular por uma maleta para ferramentas de costura. Que audácia a minha, querer executar uma peça dessas já de primeira, mas tomei coragem e comecei a aventura. Comprei o kit e assim que chegou comecei os trabalhos....foram muitos desafios, inclusive o de ter várias peças começadas e querer organizar o que estava parado na prateleira. Decidi, com alguns critérios de prioridade, parar esse projeto (assim como outros) por um tempo e retomá-lo dentro da ordem estabelecida. Pacientemente, ele ficou guardado esperando sua vez e não é que deu certo e agora ele está prontinho para sair exibindo-se por ai J






Gostei muito dos aprendizados, apesar de não dominar toda a execução. Acabei improvisando alguns passos, de acordo com minha intuição e percepção e cometi alguns erros no percurso. E com essa maravilhosa jornada, terminei minha primeira grande obra de Vira d’Agulha junto com um curso auto-didata de costura manual.
Que delícia esse sentimento de conquista!
Com carinho,
Wivi Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário